É possível que você tenha vivido, pelo menos uma vez, a sensação insuportável de uma dor de dente.
Por isso, hoje vamos te ajudar a reconhecer uma dor de dente, as principais causas e como prevenir, basta continuar a leitura abaixo.
Entenda como reconhecer uma dor de dente
Geralmente, a dor de dente não fica desagradável da noite para o dia, normalmente ela tem um início leve e vai aumentando gradativamente até que chegue em uma dor aguda. Em algumas pacientes, ela pode evoluir com o passar do tempo e virar crônica.
Mesmo quando as dores são consideradas razoável precisam ser investigadas, pois podem apontar um problema de saúde bucal, como cárie, hipersensibilidade ou doença periodontal.
Conheça os 3 tipos de dores:
1 – Dor de dente insuportável
É válido ressaltar que um dente saudável não dói, caso você esteja sentindo qualquer desconforto, tem algo errado. Se a dor ficar mais constante e forte, sem sanar com o uso dos analgésicos, ela já alcançou a polpa, ou seja, um tecido mole que é responsável pela força do dente.
2 – Dor no dente ao mastigar
Se você está sentindo dor enquanto está mastigando, isso é um sinal de um distúrbio na articulação que fica localizada entre a mandíbula e o osso temporal (crânio), que também é conhecido como ATM (Disfunção da Articulação Temporomandibular).
3 – Dor de dente quando consome doce
Além dos alimentos quentes ou gelados demais, os doces também podem causar um desconforto e nem sempre ele pode ser consequência de cáries, como a maioria das pessoas acham.
A dor provocada pelo consumo de sobremesas ou alimentos açucarados pode ser causado por outros problemas bucais, como bruxismo, doença periodontais e infiltração.
Conheça as 6 principais causas de dor de dente
A dor se apresenta por problemas nos dentes ou gengivas, além de também ser causada por alguns estímulos, como: escovação, mastigação, ingestão de doces, alimentos quentes ou frios demais e sabores ácidos.
Entre os 6 principais problemas que afetam a saúde oral e provocam a dor de dente estão:
1 – Cáries ou Abscessos dentários:
Quando há cáries, bactérias acabam se acumulando na boca e podem desgastar os dentes, caso o problema não seja tratado no início, ele pode atingir o nervo e causar dor e a longo prazo a perda deles.
Ainda em alguns casos, a cárie pode ser transformar em um abscesso, que é uma espécie de bolsa com bactérias que acabam se formando dentro do dente ou da gengiva.
Os abscessos podem provocar vermelhidão e inchaço no local, dor ao mastigar ou morder, além de febre e dor repentina nos dentes, mandíbula ou gengiva.
2 – Periodontite
Essa doença é o nível mais avançado da gengivite, que geralmente é consequência de uma higiene bucal ruim. Quando não tratada, a inflamação nas gengivas chega ao periodonto, que é o tecido localizado entre a mandíbula e os dentes.
Nesse nível o dente vai perdendo aos poucos o seu suporte e cai, a dor só aparece quando a doença está avançada. Além disso, outro fator importante de falar é que quando as bactérias que causam a periodontite chegam na circulação sanguínea acabam provocando outras complicações.
3 – Esmalte dos dentes fraco
Quando as pessoas apresentam sensibilidade nos dentes ao realizarem a escovação ou ingerem alimentos quentes ou gelados, é por causa do esmalte desgastado e acaba deixando a dentina exposta.
4 – Bruxismo
Ela é uma doença caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, causando desgaste e em alguns casos até problemas na articulação. Entre os sintomas do bruxismo temos dores de cabeça, lateral do rosto e sensibilidade nos dentes.
5 – Nascimento dos sisos
Geralmente os terceiros molares são os últimos a nascer, os primeiros sinais do nascimento são, precisamente, a inflamação dos tecidos moles ao redor do siso, podendo causar inchaço e vermelhidão, além da dor no local, já que o dente precisa romper a gengiva.
6 – Sinusite
Além das doenças bucais, outras doenças também apresentam a dor de dente como sintoma, como a sinusite, que pode provocar inflamação nos seios da face, que é a região próxima aos dentes e por esse motivo acaba refletindo nos nervos dentários.
Entenda o tratamento para dor de dente
Como a dor no dente tem diversos motivos, é imprescindível ir ao dentista o mais breve possível para um diagnóstico certeiro, a partir desse momento será definido o tratamento mais apropriado, que pode envolver troca de restauração, uso de medicamentos, colocação de implante dentário ou canal.
Como prevenir a dor de dente?
Para impedir qualquer desconforto com dor nos dentes, é importante manter uma boa higienização bucal e ir ao dentista com periodicidade para a realização de limpezas e consultas preventivas, onde serão analisadas todas as estruturas da boca.
Ficou com alguma dúvida? Está sentindo alguma dor parecida com o que falamos nos dentes? Marque agora mesmo a sua consulta.