Terceira idade – Conheça os 5 problemas bucais mais comuns e suas soluções

Cuidar da sua saúde bucal vai muito além de ser somente estética, é garantir uma qualidade de vida, bem-estar, autoestima e claro, muita saúde, principalmente na terceira idade.

No caso dos idosos, os cuidados precisam ser redobrados, pois como em todo corpo, há fatores que contribuem para o enfraquecimento dos dentes e gengivas.

Por isso, continue a leitura deste artigo e conheça os 5 problemas bucais mais comuns nessa idade e como solucioná-los.

doenca-bucal-terceira-idade

Conheça os 5 problemas bucais mais comuns na terceira idade

1 – Xerostomia

Também conhecida como boca seca, ou seja, acontece uma diminuição da quantidade de saliva, o que é bastante comum para os idosos que tomam bastante medicamentos, como antidepressivos.

No caso dos que passaram por radioterapia anticancerígena de cabeça e pescoço, observa-se uma diminuição no fluxo salivar ainda mais intenso, podendo surgir cáries de radiação.

Por isso, é muito importante que o dentista participe de antes e durante os tratamentos oncológicos, afinal é um profissional que te orientará maneiras de estimular a salivação ou até indicar um tratamento adequado com saliva artificial.

2 – Cáries

Com o passar da idade, a boca passa por algumas alterações podendo dificultar a higienização e com isso facilitar o surgimento de problemas nos dentes e tecidos ao redor.

A gengiva pode acabar sofrendo retrações, fazendo com que os dentes pareçam mais longos, além de expor a raiz do dente, aumentando o risco de cárie de raiz, que além de causar a destruição do dente, pode trazer a hipersensibilidade da dentina.

3 – Problemas nas pontes ou próteses totais

Popularmente conhecida como dentaduras e próteses parciais removíveis, conhecidas como perereca.

A maneira certa de realizar a higienização da prótese é segurar com firmeza, para que ela não caia e sofra alguma fratura, além de limpar com uma escova para próteses e sabão neutro.

A limpeza precisa ser realizada toda vez que se alimentar e duas vezes por semana, recomenda-se colocá-las durante 30 minutos em uma solução com 100ml de água e uma colher de chá de água sanitária ou até utilizar comprimidos efervescentes comercializados em farmácias.

cuidados-protese-terceira-idade

4 – Lesões da mucosa bucal

Na terceira idade o risco de aparecimento de lesões, decorrentes de próteses que estão mal adaptadas ou por algum outro fator, como o cigarro ou bebida alcóolica, é bem grande.

Uma maneira de achar essas lesões é parando em frente ao espelho com uma boa iluminação, procure por essas lesões na gengiva, bochecha, língua, palato e assoalho.

Caso encontre qualquer alteração procure por um profissional na mesma hora e sempre repita esse autoexame mensalmente.

5 – Periodontite

É um problema onde acontece a inflamação da gengiva, que quando se agrava pode levar à perda do osso de suporte para os dentes, deixando-os amolecidos.

Essa é uma doença que precisa ser tratada e controlada, através de sessões de raspagem.

Conheça as soluções para evitar ter esses problemas bucais na terceira idade

Ter uma higiene bucal é a solução mais importante, dessa forma você evitará o surgimento dessas doenças bucais, por isso é importante manter uma frequência de limpeza diária ao acordar, após todas as refeições e antes de dormir.

Além disso, precisamos ressaltar a importância de limpar bem a prótese e a dentadura periodicamente.

Outro fator primordial é a escolha da escova correta, como também o creme dental, para que essa escolha seja a certa pergunte ao seu dentista.

E por último, cuide da alimentação, consuma alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes, eles vão ajudar a manter os seus dentes saudáveis.

CTA_INSTAGRAM
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/marcelocastroodontologia/

Lembrando, que é importante evitar alimentos ácidos e açúcares, já que nessa idade acabam sofrendo uma diminuição natural da produção de saliva, substância que possui diversos agentes neutralizantes dos malefícios dos açúcares e alimentos ácidos na boca.

Ficou com alguma dúvida? Sofre com alguma dessas doenças? Se sim, marque uma consulta agora mesmo para resolvermos o quanto antes o seu problema.

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Compartilhe por E-mail

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *