Perda dentária: 7 causas de perda de dentes e como preveni-las

Sabemos o quanto o nosso sorriso é o cartão de visitas, dessa forma, a saúde bucal geralmente é um dos cuidados pessoais que aprendemos ainda na infância.

Apesar de tudo isso, a perda de dentes é um problema muito sério que ainda atinge diversas pessoas no mundo todo.

A ausência dos dentes acaba prejudicando significativamente a capacidade de mastigação e digestão dos alimentos, além de gerar consequências sociais, emocionais e psicológicas que acabam impactando a qualidade de vida, a autoestima e a autoimagem.

Normalmente todos nós conhecemos bem os cuidados básicos de higiene bucal, como evitar o consumo em excesso de açúcar, utilização do fio dental e a escovação dos dentes.

Por isso, chegou a hora de conhecer os principais detalhes sobre as 5 principais causas de perda de dentes e como preveni-la.

perda-dos-dentes-cta

Conheça as 7 principais causas de perda de dente

1 – Higienização precária

A má higiene bucal, uso irregular de fio dental e falta de escovação regular podem ser as causas de cárie dentária.

A cárie provoca buracos que acabam enfraquecendo as raízes dos dentes fazendo com que eles caiam.

2 – Periodontite

Essa é a principal causa de perda de dentes, a doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que acaba atingindo as gengivas e os ossos que dão sustentação aos dentes.

Á medida que a doença avança, ela vai destruindo o tecido e o osso da gengiva, fazendo com que os dentes fiquem soltos. Geralmente, a doença da gengiva é indolor e difícil de diagnosticar.

Os principais sintomas iniciais são inchaço, vermelhidão, sangramento na gengiva e um grande desconforto durante a escovação.

3 – Consumo de açúcar em excesso

A perda dos dentes também pode acontecer por conta da alta ingestão de açúcar, o que acaba favorecendo a cárie dentária e com isso há o enfraquecimento do revestimento de esmalte na região.

Alguns alimentos ácidos, como frutas cítricas e picles, também podem causar erosão nos dentes.

4 – Uso de substâncias químicas

A utilização de algumas drogas, como a cocaína ou metanfetamina, pode estimular a liberação de ácidos no corpo, o que pode afetar a saúde bucal e causar a perda de dentes, além disso, alguns medicamentos utilizados no controle da pressão arterial também pode levar à queda dentária.

perda-de-dentes-substancias

5 – Pouca frequência de consultas odontológicas

Sabemos que muitas pessoas sofrem de fobia, ansiedade ou até medo de ir ao dentista, dessa maneira acabam não procurando tratamento dentário, mesmo tendo um ou até tendo dores.

Outras pessoas se sentem envergonhadas ou constrangidas em procurar ajuda de um especialista, pois sentem que serão julgadas de maneira negativa pela situação dos dentes.

6 – Doenças e acidentes

Alguns tratamentos, como radioterapia, quimioterapia e medicamento imunossupressores acabam enfraquecendo o sistema imunológico, dessa maneira há o aumento do risco de infecções dentárias e, por consequência, a necessidade da extração.

Além desses fatores, condições sistêmicas, como doenças respiratórias, cardíacas, infecção por HIV, diabetes, desnutrição e imunossupressão, estão ligados a formas de periodontite que normalmente resultam na perda dentária.

Porém, a perda do dente também pode ser ocasionada por lesões, devido a quedas acidentais ou até durante a prática de esportes.

7 – Dificuldade de ter acesso a tratamentos

Algumas pessoas precisam adiar ou até renunciar a consultas e procedimentos odontológicos, incluindo limpezas, devido aos custos altos de ter uma assistência odontológica.

No entanto, eliminar ou prolongar o atendimento cresce as chances de o paciente desenvolver problemas bem sérios, fazendo com que tenha gastos maiores.

Conheça as consequências da perda de dentes

Além dos efeitos psicológicos e estéticos, perder dentes afeta outros fatores da vida de uma pessoa.

Quando há a falta de um ou mais dentes, a demora para procurar tratamento pode ser inimiga e se não for tratada, os dentes próximos aos poucos se movimentam na tentativa de fechar esse espaço.

Esses movimentos naturais dos dentes podem causar diversos problemas que acabam agravando a situação inicial, isso acontece porque os dentes tortos acabam criando espaços entre os outros, onde a comida pode ficar presa e acabar se acumulando.

perda-de-dentes-consequencias

Além disso, esses espaços tornam-se vulneráveis para penetração de bactérias que causam cáries e doenças de gengiva, que a longo prazo pode levar à perda óssea.

A mastigação com menos dentes também aumenta a carga de trabalho dos outros dentes ocasionando o desgaste prematuro. Além da perda da estrutura óssea, tanto na boca quanto na face, é uma outra consequência, sem contar que a flacidez dos tecidos do suporte facial é um sinal do envelhecimento precoce.

Por sorte, há soluções para a substituição dos dentes perdidos, elas ajudam a restaurar um sorriso, além de proporcionar ao rosto uma aparência mais jovial.

Conheça o tratamento para evitar a perda dentária

É importante que você mantenha uma higiene bucal diária e realizar visitas periódicas no seu dentista.

Além de adotar práticas preventivas de saúde bucal, como próteses parciais, totais ou completas, pontes dentárias ou implantes dentários.

CTA-Marcelo-consulta
Clique e chame-nos no whatsApp!

Ficou com alguma dúvida? Está sentindo algum incômodo ou já teve uma perda dentária? Entre em contato conosco e marque uma consulta agora mesmo.

Gostou? Compartilhe nas Redes Sociais

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Compartilhe por E-mail

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *