Sabemos que os cremes dentais são uma parte fundamental da nossa higiene bucal, já que sem eles não teríamos como fazer a higienização dos nossos dentes.
Entretanto, existem diversos tipos e é nessa hora que aparece aquela dúvida de qual escolher, qual o mais adequado para você. Por isso, continue a leitura para entender tudo.
Entenda a importância para a limpeza dos dentes
Existem diversas funções para o creme dental, que além de permitir a redução de cárie dentária, também reduz a gengivite e da periodontite, acúmulo de tártaro, remoção de manchas e redução da halitose e muitas outras ações.

Conheça como deve ser a aplicação
As aplicações do creme dental variam muito de acordo com a idade, além disso, o uso de dentifrício fluoretado precisa ser indicado para todas as pessoas e de todas as idades.
Conheça os 6 tipos de cremes dentais
- Anticárie;
- Antiplaca;
- Antitártaro;
- Com alta concentração de fluoreto;
- Clareadores;
- Dessensibilizantes.
Conheça os cremes dentais e entenda em quais situações utilizá-los
1 – Creme dental anticárie
É o tipo mais simples, que conta com uma menor abrasividade e atende todas as funções terapêuticas necessárias, além disso são cremes dentais que apresentam o mínimo de 1000ppm de flúor.
2 – Creme dental antiplaca
Recomendado para pessoas com um alto risco de acúmulo de placa e que estão propensos em desenvolver gengivite.
3 – Creme dental antitártaro

Eles auxiliam na prevenção e remoção da placa supragengival, indicado para pacientes que apresentam uma alta formação de tártaro.
4 – Creme dental com alta concentração de fluoreto
São cremes dentais que possuem 5000ppm de flúor, além de serem bastante eficazes para a prevenção de cáries e possuem a capacidade de prevenir lesões.
Esse creme dental é recomendado para pessoas com um alto risco de lesões de cárie, como pacientes acima de 7 anos, com xerostomia severa, ou seja, pouca salivação e pacientes oncológicos.
5 – Creme dental clareador
Esses cremes dentais possuem agente químicos que potencializam a remoção de manchas, sem alterar a coloração natural dos dentes.
Como este ato acontece por abrasão, o seu uso precisa ser controlado pois pode haver o desgaste dental e estragar as restaurações.
6 – Creme dental dessensibilizante
Há dois tipos, um de ação neural e outro de ação obliteradora e são recomendados para pacientes com dentes sensíveis.
Entretanto, é importante investir com antecedência o fator da sensibilidade e seguir com o tratamento adequado, indicando o uso do creme dental somente como suporte, apoio e manutenção.

E a pergunta que fica é, como escolher o creme dental correto?
É válido ressaltar que os cremes dentais não fazem milagres, porém, precisamos diferenciar os cremes dentais de acordo com os seus benefícios, além de uma indicação de um especialista de acordo com o problema que você possui.
Por isso, está em dúvida de qual creme dental utilizar? Marque uma consulta para fazer uma avaliação agora mesmo.