Cirurgia
Cirurgia
É um conjunto de procedimentos que visam a cura de doenças, correção de deformidades, traumas, e estética.
Há também técnicas de reposição de tecidos comprometidos, enxertos, sejam eles de tecido gengival ou ósseo, com o objetivo de viabilizar tratamentos reabilitadores.
CIRURGIA DE EXTRAÇÃO DE DENTES
Os dentes são extraídos por vários motivos, tais como cáries muito profundas no dente; Infecções que destruíram os tecidos de sustentação do dente; Não existe espaço suficiente para todos os dentes em sua boca por indicação ortodôntica. O dente do siso por exemplo, é um caso em que na maioria das vezes precisa ser extraído!
Todos esses serviços são oferecidos em nosso consultório.
CIRURGIA DO SISO
Os 3ºs molares ou popularmente chamados de dentes do siso ou dente do juízo (porque supostamente nasceriam quando a pessoa já tenha juízo). Estes dentes deveriam ser os últimos a nascer, mas isso nem sempre acontece, ou acontece de uma forma parcial, causando muitos problemas para o paciente.
Estes problemas podem ser dor, infecção, reabsorção dor dente vizinho, cistos, tumores e abcessos com risco de vida ao paciente. Os dentes têm um tamanho geneticamente determinado para se formar, quando o dente fica incluso no osso (retido) este dente não consegue erupcionar (nascer), daí vem um grande problema, como o dente é formado da coroa para a raiz e estas iram crescer de acordo com a genética, as raízes podem se curvar, invadir estruturas importantes como seio maxilar e nervo alveolar inferior, dificultando muito a cirurgia.
Os dentes do siso também podem erupcionar parcialmente (semi-incluso) e neste caso, a gengiva que cobre parcialmente a coroa do dente forma uma bolsa, resíduos alimentares podem penetrar nesta bolsa causando inchaço, infecção e dor. Além disso, fica impossível de limpar entre o siso e o dente vizinho, o que pode provocar cárie e doença periodontal. Pode acontecer do dente do siso reabsorver a raiz do dente vizinho, causando a perda do outro dente. Portanto quando for diagnosticado que o siso não vai nascer normalmente, o ideal é programar a extração o mais precoce possível. A melhor época para extração do siso é na adolescência, quando suas raízes ainda não estão completamente formadas, nesta fase normalmente com uma hora de cirurgia é possível para os 4 sisos. Mas lembrando sempre que não importa a idade, caso o dente não nasceu ou nasceu somente uma parte faça a cirurgia o mais rápido possível.
CIRURGIA PARA REMOÇÃO DE CISTOS E TUMORES
Cabe ao cirurgião dentista o primeiro contato do paciente com algum problema na boca, a maioria das lesões bucais são benignas. Portanto o dentista pode e deve remover cistos lesões que o paciente porventura apresente na cavidade bucal, após a remoção o material (Biópsia) deve ser encaminhado ao laboratório para análise histológica. Quando se tratar de um tumor maligno o paciente é encaminhado ao serviço médico para o tratamento específico.
FRENÉCTOMIA
É o nome dado a pequena cirurgia que corrige a posição do freio labial ou lingual, aquela pelezinha que aparece quando lentamos o lábio ou a língua. Algumas crianças nascem com este freio preso numa posição errada causando dificuldade de higiene e abertura entre os dentes, no caso do freio labial, já o freio lingual pode atrapalhar a dicção e a deglutição da criança.
Não se preocupe mamãe, pois é uma cirurgia muito simples e rápida.
APICECTOMIA
Este tipo de procedimento é indicado quando o paciente tem um problema endodôntico (canal do dente) e que ao retratamento do canal é impossível, como por exemplo: presença de pino intracanal. Faz-se um pequeno orifício e remove-se a parte da raiz (ápice) infectada.
GENGIVOPLASTIA
Gengivoplastia ou plástica gengival é o nome das cirurgias plástica na gengiva. Este tipo de cirurgia visa devolver a estética gengival, removendo excessos e adequando os contornos. Cirurgia fácil e com resultados surpreendentes.
ENXERTO GENGIVAL
Cirurgia que visa recuperar áreas de gengivas perdidas por retração ou outros motivos. Ideal para recobrimento de raízes e implantes expostos, recuperação e manutenção do contorno gengival em casos de extração de dentes. Uma porção de tecido doador do palato do paciente é retirado e usado como enxerto, também pode ser usado um biomaterial a base de colágeno para este fim. Também traz resultados fantásticos para quem precisa.
Enxerto de seio maxilar (sinus lift)
O seio maxilar é uma estrutura responsável pela sonoridade da fala, entretanto quando o paciente perde algum dente superior e posterior esta estrutura, que na verdade é um vazio, tende a se ampliar.
Como consequência ocorre uma diminuição do osso disponível para fazer o implante, neste caso temos que recuperar o osso perdido com enxerto particulado. Este enxerto pode ser sintético, bovino, do próprio paciente associado ou não a derivados do sangue.
Parece mais complicado do que é, na verdade é uma cirurgia sofisticada, mas com um índice de sucesso excelente.
Viu os nossos procedimentos e ainda está em dúvida?
Não se preocupe! Fale conosco, e fique a vontade para sanar suas questões e agende uma consulta para uma avaliação.