Sabemos que os consultórios odontológicos são os mais temidos pela maioria das pessoas e em sua maior parte o medo maior é de ir tratar os dentes de um modo geral, seja para fazer uma simples limpeza até um canal ou implante.
Automaticamente você começa a sentir seu corpo se contraindo, suas mãos transpirando, a voz falhando e a boca seca.
Muitos que evitam o consultório odontológico é por conta do barulho dos equipamentos, do cheiro ou até mesmo do pânico de sentir alguma dor ou incômodo na boca, gerando consequências bem sérias para o corpo na maioria das vezes e com uma simples ida ao dentista poderia ser evitada.
A melhor forma é procurar entender o motivo que te faz ter tanto receio, dessa maneira conseguirá vencê-lo e assim começar a cuidar da sua saúde bucal como ela merece, por isso aproveite a leitura a seguir.
Odontofobia, entenda o que é?
É normal ter medo, muitas pessoas possuem medo de agulha, viagem de avião, altura, elevador e vários outros, é tanto medo que isso se torna uma fobia.
Quando o assunto é fobia de dentista, estudos da Associação Americana de Odontologia mostra que entre 10 adultos, 3 deles possuem pânico de ir ao dentista.
No Brasil, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já constatou que mais de 55% dos brasileiros não passam por consulta odontológica todos os anos, o que traz bastante dificuldade de prevenir problemas bucais e outras doenças.
Uma forma de conseguir identificar uma pessoa que possui fobia de dentista é avaliar a saúde bucal desse paciente, sem levar em conta a acessibilidade financeira e características únicas de cada organismo.
Entenda se você possui ansiedade ou fobia de ir ao dentista
Estas palavras pode soar de maneira semelhante, porém possuem significados bem diferentes, a ansiedade odontológica gera um desconforto nos pacientes no momento da consulta, pois acabam se preocupando demais e podem até sentir um medo.
Já a fobia como a Odontofobia, o medo se torna muito intenso, gerando pânico nas pessoas, o que acaba fazendo com que elas não raciocinem direito de tanto medo que é ir ao dentista.
Conheça as 3 principais causas do medo de ir ao dentista
As causas variam de pessoa para pessoa, mas os cientistas já conseguiram mapear e descobrir.
O maior medo é o de sentir dor em alguma parte do processo e ele assola adultos de 24 anos ou mais.
O segundo motivo é se sentir desamparado ou que perdeu o controle, afinal quando as pessoas se sentam na cadeira do dentista e abrem a boca, a sensação de não poder fazer nada surge, já que não conseguem visualizar o que está sendo feito na hora que o dentista está realizando o tratamento nos dentes, gengiva, língua ou bochecha.
O terceiro é o constrangimento ou vergonha, afinal a boca é considerada uma parte mais íntima do corpo humano.
Entenda como enfrentar o medo de ir ao dentista
Conseguir identificar a causa do medo de ir ao dentista é o primeiro passo e o mais importante, nem sempre é fácil conseguir identificar, mas é preciso que o paciente tente entender da melhor maneira o que e como ele se sente.
Por exemplo, se tem alguma lembrança dolorosa de alguma ida ao dentista, se o profissional que te atendeu acabou sendo rude ou sem empatia com a sua dor ou até se realizou algum procedimento cirúrgico e sofrer complicações no pós-operatório.
Por isso, prezamos sempre em bater um papo com o paciente, tirar todas as suas dúvidas, entender o seu medo, o seu histórico com dentistas, mostrar as tecnologias que trabalhamos e como elas evoluíram com o passar dos anos.
A partir desse atendimento mais humanizado que realizamos em cada paciente, conseguimos identificar o seu medo e trata-lo da melhor maneira possível, buscando deixa-lo o mais confortável em cada consulta ou procedimento.
Ficou com alguma dúvida? Compartilha comigo, você tem medo de ir ao dentista?